Eu, Antônio Affonso, Mestre de Capoeira, Pós Graduado em
Psicomotricidade e Pós Graduado em Educação Inclusiva, formado em Educação
Física, pratico Capoeira desde 1974, e ao longo destes anos venho estudando a
Capoeira como forma alternativa de reabilitação motora, estímulo cognitivo e
inclusão social.
Com vasta experiência
Educacional onde ministrei aulas de Capoeira na Grade Curricular:
e Coordenador Geral de diversos núcleos da
Associação de Capoeira Negrinhos de Sinhá VII em vários municípios dos Estados do Rio de
Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo, Pará e Bahia.
- Colégio São Gonçalo – SG / RJ
- UNIVERSO –SG/RJ
- Colégio Don Helder Câmara-SG/RJ
- Coordenador de Capoeira como atividade física assistida da APAE- Araruama / RJ
- Técnico em Desporto
- Professor de Capoeira da ANDEF(Associação Niteroiense de deficiente Físico) Niterói – RJ
Atualmente
estou Vice Presidente Técnico Desportivo da Confederação Brasileira de Capoeira
onde ministro Curso de Arbitragem de Capoeira.
A Capoeira difere de qualquer
outro Esporte luta já conhecido, porque a mesma tem a propriedade de ser
ludicamente como defesa pessoal, como exercício físico, como esporte e ainda
terapeuticamente para estabilidade de um estado psicológico, a Capoeira é
também singular pelo uso da música nas suas mais diversas formas e práticas.
O
Capoeirista faz uso quase que total do seu corpo, empregando no jogo, pernas,
braços, joelhos, cabeça, cotovelos, calcanhares, ombros, dedos, em que formam
um conjunto dinâmico motriz na forma de uma memória muscular, onde se
desenvolve a Psicomotricidade uma
sucessão de ataques e recuos levando o corpo ao êxtase conforme a
aceleração da ginga.
O berimbau (instrumentos) e musicalidades são elementos
primordiais na Capoeira, com grande influencia neste trabalho.
A
Capoeira como alternativa Terapêutica apoiada na Psicomotricidade enseja uma
conotação valiosa e simbólica bastante eclética, onde vários componentes se
interpenetram e se transformam em grande velocidade. Os fundamentos Pedagógicos
que orientam o Programa de Ensino recebem grandes influencias da
Psicomotricidade, muito embora se apresente em forma de Capoeira.
Porém
utilizo várias Técnicas e estilo de ensino no Processo de Ensino/Aprendizagem,
pois alunos, assistidos ou pacientes, como são chamados, apresentam diversas
patologias, Síndrome de Down, Acidente Cardiovascular, Acidente no Sistema
Nervoso Central, etc... e a Capoeira é utilizada como instrumento de apoio na
recuperação motora, cognição e de Inclusão Social, busco o saber na teoria
científica e no campo prático, “O ser humano não é matemática, conta exata”,
ele carece de contato e adaptações para o trabalho de coordenação motora e da
busca da conexão sináptica do sistema nervoso central.
Precisa-se
de empenho, visão técnica e conhecimento profissional para desenvolver esta
função. Com a Capoeira ao iniciarmos as atividades temos que observar as
limitações físicas dos alunos com restrições físicas ou mentais, face a
características assimétricas impostas pelas lesões como amputações, paralisias
unilaterais, poliomielites, entre outras, pois causam limitações de movimentos
amplos, retarda a coordenação e o equilíbrio.
A Capoeira aplicada dentro de um programa de atividades
físicas adaptadas para deficientes, visa desenvolver atividades recuperando e estimulando as
habilidades psicomotoras básicas.
Este
trabalho desenvolve as habilidades perceptivas dentro do esquema corporal, na
lateralidade, orientação espacial, organização do tempo e do ritmo.
Na aptidão física trabalhamos a
força, resistência local e geral, flexibilidade.
Na aptidão motora, a agilidade,
velocidade, potência, equilíbrio, percepção cinestesia, coordenação e
descontração.
As
crianças, adolescentes e adultos com deficiência são muito pouco estimulados
neste sentido, por isto são carentes de educação motora e afetivo-social,
produto de atividades em grupo (troca de relacionamento), somente encontradas
em crianças que tem oportunidade sociais escolares.
ANTÔNIO AFFONSO DA COSTA LIMA
(MESTRE ANTÔNIO AFFONSO)
ASSOCIAÇÃO DE CAPOEIRA NEGRINHOS DE SINHÁ VII
PRESIDENTE E FUNDADOR