CAPOEIRA COMO FERRAMENTA TERAPÊUTICA E DE INCLUSÃO SOCIAL.


Eu, Antônio Affonso, Mestre de Capoeira, Pós Graduado em Psicomotricidade e Pós Graduado em Educação Inclusiva, formado em Educação Física, pratico Capoeira desde 1974, e ao longo destes anos venho estudando a Capoeira como forma alternativa de reabilitação motora, estímulo cognitivo e inclusão social.

                Com vasta experiência Educacional onde ministrei aulas de Capoeira na Grade Curricular:

  • Colégio São Gonçalo – SG / RJ
  • UNIVERSO –SG/RJ 
  • Colégio Don Helder Câmara-SG/RJ
  • Coordenador de Capoeira como atividade física assistida da APAE- Araruama / RJ
  • Técnico em Desporto 
  • Professor de Capoeira da ANDEF(Associação Niteroiense de deficiente Físico) Niterói – RJ



















e Coordenador Geral de diversos núcleos da Associação de Capoeira Negrinhos de Sinhá VII em vários municípios dos Estados do Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo, Pará e Bahia.

  Atualmente estou Vice Presidente Técnico Desportivo da Confederação Brasileira de Capoeira onde ministro Curso de Arbitragem de Capoeira.

  A Capoeira difere de qualquer outro Esporte luta já conhecido, porque a mesma tem a propriedade de ser ludicamente como defesa pessoal, como exercício físico, como esporte e ainda terapeuticamente para estabilidade de um estado psicológico, a Capoeira é também singular pelo uso da música nas suas mais diversas formas e práticas.

O Capoeirista faz uso quase que total do seu corpo, empregando no jogo, pernas, braços, joelhos, cabeça, cotovelos, calcanhares, ombros, dedos, em que formam um conjunto dinâmico motriz na forma de uma memória muscular, onde se desenvolve a Psicomotricidade uma  sucessão de ataques e recuos levando o corpo ao êxtase conforme a aceleração da ginga.

O berimbau (instrumentos) e musicalidades são elementos primordiais na Capoeira, com grande influencia neste trabalho.




  A Capoeira como alternativa Terapêutica apoiada na Psicomotricidade enseja uma conotação valiosa e simbólica bastante eclética, onde vários componentes se interpenetram e se transformam em grande velocidade. Os fundamentos Pedagógicos que orientam o Programa de Ensino recebem grandes influencias da Psicomotricidade, muito embora se apresente em forma de Capoeira.
               
 Porém utilizo várias Técnicas e estilo de ensino no Processo de Ensino/Aprendizagem, pois alunos, assistidos ou pacientes, como são chamados, apresentam diversas patologias, Síndrome de Down, Acidente Cardiovascular, Acidente no Sistema Nervoso Central, etc... e a Capoeira é utilizada como instrumento de apoio na recuperação motora, cognição e de Inclusão Social, busco o saber na teoria científica e no campo prático, “O ser humano não é matemática, conta exata”, ele carece de contato e adaptações para o trabalho de coordenação motora e da busca da conexão sináptica do sistema nervoso central.    


Precisa-se de empenho, visão técnica e conhecimento profissional para desenvolver esta função. Com a Capoeira ao iniciarmos as atividades temos que observar as limitações físicas dos alunos com restrições físicas ou mentais, face a características assimétricas impostas pelas lesões como amputações, paralisias unilaterais, poliomielites, entre outras, pois causam limitações de movimentos amplos, retarda a coordenação e o equilíbrio.

A Capoeira aplicada dentro de um programa de atividades físicas adaptadas para deficientes, visa desenvolver atividades recuperando e estimulando as habilidades psicomotoras básicas.

Este trabalho desenvolve as habilidades perceptivas dentro do esquema corporal, na lateralidade, orientação espacial, organização do tempo e do ritmo.

Na aptidão física trabalhamos a força, resistência local e geral, flexibilidade.

Na aptidão motora, a agilidade, velocidade, potência, equilíbrio, percepção cinestesia, coordenação e descontração.

As crianças, adolescentes e adultos com deficiência são muito pouco estimulados neste sentido, por isto são carentes de educação motora e afetivo-social, produto de atividades em grupo (troca de relacionamento), somente encontradas em crianças que tem oportunidade sociais escolares.

 A Capoeira irá ajudar os deficientes mentais, distúrbios psicomotores, amputados e afetivos- sociais a melhor se relacionarem com o meio que o cerca, este trabalho está sendo reconhecido por Fisioterapeutas, Psicólogos, Assistentes Sociais e outros Profissionais da Área de Saúde e Educação junto com depoimentos de Pais e Familiares.





                       




ANTÔNIO AFFONSO DA COSTA LIMA
(MESTRE ANTÔNIO AFFONSO)
ASSOCIAÇÃO DE CAPOEIRA NEGRINHOS DE SINHÁ VII
PRESIDENTE E FUNDADOR