O Surgimento da Capoeira
O surgimento ou a origem ainda não está
esclarecido com exatidão. O que é certo é que a luta, jogo, esporte ou
brincadeira foi criada no Brasil pelos negros Bantos, oriundos da África, e não
existia nada igual em nenhum outro lugar do mundo.
Para os historiadores, o motivo da dança que
originou a luta, ou a luta em forma de dança, seria uma forma de defesa contra
as mais variadas formas de castigo imposto pelos senhores de engenho ou
capatazes na época da escravidão. Segundo alguns escritores, os negros após
fugirem, refugiavam-se na Capoeira, como eram conhecidos os locais de vegetação
com pequenos arbustos e matos rasteiros, nestes locais, eles praticavam esta
dança/luta com o propósito de autodefesa.
A origem da palavra Capoeira tem sido palco
de acirrada disputa. Por anos, os praticantes e pesquisadores se conformaram
com a versão de que significava o mesmo que “mato ralo”, vegetação mirrada que
sobrevive após a queimada feita por fazendeiros em florestas densas, e onde os
negros em fuga se escondiam para praticar sua “dança-luta”. Esta visão foi
disseminada pela primeira vez em 1923, e virou verdade. Mas muito antes, em
1879, o Visconde de Beaurepaire Rohan em seu dicionário de vocábulos
brasileiros já colocava por terra esta versão, afirmando que a Capueira é o que
se referia a mato, e a Capoeira tinha outros significados, entre eles o de
cesto carregado pelos escravos na cidade.
Quatro décadas depois, em 1926, o arquiteto
argentino radicado no Brasil Adolfo Morales de Los Rios Filhos, publicou vários
artigos no jornal “Rio Esportivo” desenvolvendo esta esquecida hipótese, e
afirmando que os escravos da estiva no Rio (antes de haver um Cais do Porto que
merecesse este nome) carregavam o cesto Capoeira pelas ruas e forjavam estranha
disputa de pernas, que seria o embrião da Capoeira. Ele chegava ao detalhe de
apontar onde isso aconteceu: a praia de Piaxava, na antiga restinga da ponta do
Calabouço, hoje próximo ao Museu Histórico Nacional no Rio de Janeiro.
A polêmica voltou
a pegar fogo nos últimos anos. Documentos históricos brasileiros são
insistentes em mostrar a capoeira como fenômeno urbano da cultura escrava. As
indicações documentais mais antigas remontam ao século XVIII, quando da Gênese
da vida urbana na colônia, então podemos afirmar ainda hipoteticamente que o
nascimento da Capoeira se deu nas primeiras grandes cidades do país: Salvador e
Rio de Janeiro, ambiente propício a partir de 1700.
Os capoeiristas ou pessoas que utilizam o
corpo como arma em forma de ataque e defesa, em sua maioria negros, e mais
tarde mulatos e brancos, mesmo com a abolição da escravatura foram perseguidos
e até o reconhecimento e liberação oficial da Capoeira houve muita luta,
durante longos anos.
Capoeira Angola:
O Nome Capoeira
Angola surgiu a partir da criação da Capoeira regional, pois quem não estava
incluído no processo de aprendizagem na Capoeira Regional ensinada pelo Mestre
Bimba foi batizado como angoleiro, ou praticante de Capoeira Angola.
Este nome não significa que a Capoeira seja
oriunda de Angola, e sim, que foi uma forma de dar uma nomenclatura no estilo
de jogo ou luta de acordo com os praticantes.
A Capoeira, esta praticada por todos antes
da nova nomenclatura, teve vários adeptos. Alguns hoje já falecidos há muitos
anos e outros ainda vivos, contribuindo para perpetuar a essência da Capoeira
Angola.
Capoeira Regional:
A Capoeira Regional foi criada pelo Mestre
Bimba, Manoel dos Reis Machado.
Fundador da primeira academia de Capoeira,
reconhecida pela secretaria de educação, saúde e assistência pública em
09/07/37. Iniciou na Capoeira em 1911, com o africano Bentinho. O mestre Bimba
tirou a Capoeira do código penal. Palavras do Ex-Presidente Getúlio Vargas “A
Capoeira é o único esporte verdadeiramente nacional”, após ver uma apresentação
do Mestre Bimba.
O Mestre Bimba já era praticante de
Capoeira, tendo aprendido e observado diversos movimentos e golpes de outras
artes marciais, inclusive “Batuque”, dança folclórica com características de
luta, onde o seu pai era campeão. E a Capoeira que ele praticava era lenta,
aparentemente um pouco agressiva e com poucas características de defesa
pessoal, por isso ele resolveu criar um novo método de ensino com mais
dinamismo acelerando a ginga e os golpes, auxiliado pelo o ritmo do berimbau,
este método deu origem ao assim batizado de “Seqüência do Mestre Bimba”. O
mestre Bimba já naquela época teve uma visão pedagógica progressiva em sua
didática de ensino. Atualmente a Capoeira Regional é mais generalizada, permitindo
adestramento físico ao lado do aspecto regional que caracteriza a luta.
Imprimindo normas de lealdade, obedecendo a determinadas regras, trazendo assim
resultados auspiciosos desse esporte
genuinamente brasileiro.
Em 1927, Mestre Bimba fez exibição em
homenagem ao então deputado Simões Filho. Em dezembro de 1934, Mestre Bimba
presta uma outra homenagem realizando uma exibição no estádio de Brotas –
Salvador – Ba, sendo o orador oficial seu ex-aluno o governador de Guaporé, Dr.
Joaquim de Araújo Lima.
Em 2 de julho de 1936, a Capoeira foi
virtualmente oficializada. Quando Mestre Bimba desfilou num cortejo cívico, com
seus alunos, fazendo demonstração pública, e que muito concorreu para
abrilhantar a festa e premiar o seu esforço incessante.
Deve-se recordar também, que nessa
oportunidade, o então governador Juraci Magalhães e o prefeito José Américo da
Costa, teceram comentários e elogios acerca
da pertinência do Mestre que elevou a Capoeira à categoria de “Salutar
Esporte”.
Em 7 de fevereiro de 1936, Mestre Bimba
sagra-se campeão da Capoeira, no parque Aldeon, na praça da Sé, derrotando três
adversários, e ficando de posse do cinto simbólico.
Em 1938, também realizou uma apresentação
para o General Pinto Aleixo, e nesse mesmo ano, o ex-governador Lomanto Júnior
era seu aluno. Em 23 de junho de 1953, ao apertar as mãos de Mestre Bimba, após
sua exibição no palácio da aclamação, na Bahia, o então presidente Getúlio
Vargas, que a “capoeira é a única contribuição autentica brasileira à Educação
Física, e que ela pela sua origem deve ser considerada a luta nacional
brasileira”.
A Capoeira Regional é uma
modalidade de luta que requer mais destreza e habilidade do que força bruta.
Entende-se facilmente que o capoeirista não carece ser dotado de grande vigor
físico, o que não ocorre sem dúvida em outros esportes, onde o triunfo esta
quase na razão direta da robustez e força do indivíduo.
Os requisitos principais para ser um bom
capoeirista são: Golpe de vista (boa percepção visual), flexibilidade de
articulação, agilidade, intuição dos golpes (resposta no ataque e defesa),
equilíbrio, resistência física.
Breve histórico
do Mestre Antônio Affonso:
Eu, Antônio Affonso da Costa Lima, iniciei
na Capoeira no final do ano de 1974 na Associação Moçambique de Capoeira
com o Mestre Manoel Gato Preto (Manoel
Francisco dos Santos, falecido) na época eu e o Contra Mestre Gigante (José Carlos Vicente, falecido) éramos alunos
do Mestre Manoel. Em 1976 o Mestre
Manoel formou em Mestre o Gigante e eu era cordel verde do Mestre, o Mestre Manoel era Policial Militar e foi
transferido para o Municipio de Três Rios, onde fundou outro núcleo da
Associação Moçambique de Capoeira, então o Mestre Gigante fundou a Associação
de Capoeira Negrinhos de Sinhá e eu com apenas 11 anos de idade na época
continuei na Capoeira com o Mestre Gigante na Negrinhos de Sinhá onde eu fui
formado em Mestre.
Em minha trajetória na Capoeira ja formei
cinco alunos em Mestre de Capoeira, fui Presidente da Federação de Capoeira do
Estado do Rio de Janeiro, Campeão Municipal de Capoeira, Campeão Estadual de
Capoeira, Tri Campeão Brasileiro de Capoeira, possuo vários alunos campeões em
várias modalidades, a Negrinhos de Sinhá VII desenvolve atividades em Minas
Gerais, Pernanbuco, Rio de Janeiro; São Gonçalo, Nova Friburgo, Bom Jardim,
Duas Barras, Sumidouro, Guapemirim, Campos dos Goitacazes e São João da Barra.
EVENTO DA NEGRINHOS DE SINHÁ VII NO TAMOIO EM 1994. |
Atualmente, sou o Vice Presidente Técnico
Desportivo da Confederação Brasileira de Capoeira, Formado em Educação Física,
Pós Graduado em Psicomotricidade e Pós Graduado em Educação Inclusiva, ministro
aulas em Colégios e Clube buscando sempre um melhor entendimento e conhecimento
da nossa história e raiz.
A Associação de
Capoeira Negrinhos de Sinhá VII, possui uma Sede própria com Alvará, Utilidade
Pública Municipal, Registro no Conselho Municipal de Assistência Social,
Registro no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente,
Certificado da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer(S.G.), SICONV e vários Professores
habilitados a ministrarem Cursos e Palestras dos mais variados temas
Culturais, Esportivo e Social.
Vem buscando
Parcerias com Instituições Pública e Privada em Pernambuco (Caruaru) já está
desenvolvendo um Trabalho Social com a Comunidades, igualmente em Belo
Horizonte(MG) e em Bom Jardim (RJ) com Colégios Municipais, Estaduais e APAE.
Atua no Município de São Gonçalo desde 1987
quando foi fundada pelo Mestre Antônio Affonso, que já Ministrou Curso de
Capoeira no Centro Cultural Joaquim Lavoura, nos Colégios da Rede Municipal,
pelo Departamento de Educação Física da Secretaria de Esporte e Lazer (S.G.),
em diversas atividades Oficiais do Município de São Gonçalo, no Núcleo
Esportivo da UNIVERSO, Ministrou Palestra na Universidade Paris VIII (França),
Organiza e Ministra Cursos de Arbitragem de Capoeira pela Confederação
Brasileira de Capoeira e diversas palestras sobre temas variados.