INFORMAÇÕES CULTURAIS, ESPORTIVAS E SOCIAIS


O Surgimento da Capoeira

  O surgimento ou a origem ainda não está esclarecido com exatidão. O que é certo é que a luta, jogo, esporte ou brincadeira foi criada no Brasil pelos negros Bantos, oriundos da África, e não existia nada igual em nenhum outro lugar do mundo.
   Para os historiadores, o motivo da dança que originou a luta, ou a luta em forma de dança, seria uma forma de defesa contra as mais variadas formas de castigo imposto pelos senhores de engenho ou capatazes na época da escravidão. Segundo alguns escritores, os negros após fugirem, refugiavam-se na Capoeira, como eram conhecidos os locais de vegetação com pequenos arbustos e matos rasteiros, nestes locais, eles praticavam esta dança/luta com o propósito de autodefesa.
   A origem da palavra Capoeira tem sido palco de acirrada disputa. Por anos, os praticantes e pesquisadores se conformaram com a versão de que significava o mesmo que “mato ralo”, vegetação mirrada que sobrevive após a queimada feita por fazendeiros em florestas densas, e onde os negros em fuga se escondiam para praticar sua “dança-luta”. Esta visão foi disseminada pela primeira vez em 1923, e virou verdade. Mas muito antes, em 1879, o Visconde de Beaurepaire Rohan em seu dicionário de vocábulos brasileiros já colocava por terra esta versão, afirmando que a Capueira é o que se referia a mato, e a Capoeira tinha outros significados, entre eles o de cesto carregado pelos escravos na cidade.
   Quatro décadas depois, em 1926, o arquiteto argentino radicado no Brasil Adolfo Morales de Los Rios Filhos, publicou vários artigos no jornal “Rio Esportivo” desenvolvendo esta esquecida hipótese, e afirmando que os escravos da estiva no Rio (antes de haver um Cais do Porto que merecesse este nome) carregavam o cesto Capoeira pelas ruas e forjavam estranha disputa de pernas, que seria o embrião da Capoeira. Ele chegava ao detalhe de apontar onde isso aconteceu: a praia de Piaxava, na antiga restinga da ponta do Calabouço, hoje próximo ao Museu Histórico Nacional no Rio de Janeiro.
A polêmica voltou a pegar fogo nos últimos anos. Documentos históricos brasileiros são insistentes em mostrar a capoeira como fenômeno urbano da cultura escrava. As indicações documentais mais antigas remontam ao século XVIII, quando da Gênese da vida urbana na colônia, então podemos afirmar ainda hipoteticamente que o nascimento da Capoeira se deu nas primeiras grandes cidades do país: Salvador e Rio de Janeiro, ambiente propício a partir de 1700.
   Os capoeiristas ou pessoas que utilizam o corpo como arma em forma de ataque e defesa, em sua maioria negros, e mais tarde mulatos e brancos, mesmo com a abolição da escravatura foram perseguidos e até o reconhecimento e liberação oficial da Capoeira houve muita luta, durante longos anos.


Capoeira Angola:

O Nome Capoeira Angola surgiu a partir da criação da Capoeira regional, pois quem não estava incluído no processo de aprendizagem na Capoeira Regional ensinada pelo Mestre Bimba foi batizado como angoleiro, ou praticante de Capoeira Angola.
  Este nome não significa que a Capoeira seja oriunda de Angola, e sim, que foi uma forma de dar uma nomenclatura no estilo de jogo ou luta de acordo com os praticantes.
   A Capoeira, esta praticada por todos antes da nova nomenclatura, teve vários adeptos. Alguns hoje já falecidos há muitos anos e outros ainda vivos, contribuindo para perpetuar a essência da Capoeira Angola.


Capoeira Regional:

   A Capoeira Regional foi criada pelo Mestre Bimba, Manoel dos Reis Machado.
   Fundador da primeira academia de Capoeira, reconhecida pela secretaria de educação, saúde e assistência pública em 09/07/37. Iniciou na Capoeira em 1911, com o africano Bentinho. O mestre Bimba tirou a Capoeira do código penal. Palavras do Ex-Presidente Getúlio Vargas “A Capoeira é o único esporte verdadeiramente nacional”, após ver uma apresentação do Mestre Bimba.
   O Mestre Bimba já era praticante de Capoeira, tendo aprendido e observado diversos movimentos e golpes de outras artes marciais, inclusive “Batuque”, dança folclórica com características de luta, onde o seu pai era campeão. E a Capoeira que ele praticava era lenta, aparentemente um pouco agressiva e com poucas características de defesa pessoal, por isso ele resolveu criar um novo método de ensino com mais dinamismo acelerando a ginga e os golpes, auxiliado pelo o ritmo do berimbau, este método deu origem ao assim batizado de “Seqüência do Mestre Bimba”. O mestre Bimba já naquela época teve uma visão pedagógica progressiva em sua didática de ensino. Atualmente a Capoeira Regional é mais generalizada, permitindo adestramento físico ao lado do aspecto regional que caracteriza a luta. Imprimindo normas de lealdade, obedecendo a determinadas regras, trazendo assim resultados auspiciosos desse esporte genuinamente brasileiro.
   Em 1927, Mestre Bimba fez exibição em homenagem ao então deputado Simões Filho. Em dezembro de 1934, Mestre Bimba presta uma outra homenagem realizando uma exibição no estádio de Brotas – Salvador – Ba, sendo o orador oficial seu ex-aluno o governador de Guaporé, Dr. Joaquim de Araújo Lima.
   Em 2 de julho de 1936, a Capoeira foi virtualmente oficializada. Quando Mestre Bimba desfilou num cortejo cívico, com seus alunos, fazendo demonstração pública, e que muito concorreu para abrilhantar a festa e premiar o seu esforço incessante.
   Deve-se recordar também, que nessa oportunidade, o então governador Juraci Magalhães e o prefeito José Américo da Costa, teceram comentários e elogios acerca  da pertinência do Mestre que elevou a Capoeira à categoria de “Salutar Esporte”.
   Em 7 de fevereiro de 1936, Mestre Bimba sagra-se campeão da Capoeira, no parque Aldeon, na praça da Sé, derrotando três adversários, e ficando de posse do cinto simbólico.
   Em 1938, também realizou uma apresentação para o General Pinto Aleixo, e nesse mesmo ano, o ex-governador Lomanto Júnior era seu aluno. Em 23 de junho de 1953, ao apertar as mãos de Mestre Bimba, após sua exibição no palácio da aclamação, na Bahia, o então presidente Getúlio Vargas, que a “capoeira é a única contribuição autentica brasileira à Educação Física, e que ela pela sua origem deve ser considerada a luta nacional brasileira”.
A Capoeira Regional é uma modalidade de luta que requer mais destreza e habilidade do que força bruta. Entende-se facilmente que o capoeirista não carece ser dotado de grande vigor físico, o que não ocorre sem dúvida em outros esportes, onde o triunfo esta quase na razão direta da robustez e força do indivíduo.
   Os requisitos principais para ser um bom capoeirista são: Golpe de vista (boa percepção visual), flexibilidade de articulação, agilidade, intuição dos golpes (resposta no ataque e defesa), equilíbrio, resistência física.

 Breve histórico do Mestre Antônio Affonso:

   Eu, Antônio Affonso da Costa Lima, iniciei na Capoeira no final do ano de 1974 na Associação Moçambique de Capoeira com  o Mestre Manoel Gato Preto (Manoel Francisco dos Santos, falecido) na época eu e o Contra Mestre Gigante  (José Carlos Vicente, falecido) éramos alunos do Mestre Manoel.  Em 1976 o Mestre Manoel formou em Mestre o Gigante e eu era cordel verde do Mestre,  o Mestre Manoel era Policial Militar e foi transferido para o Municipio de Três Rios, onde fundou outro núcleo da Associação Moçambique de Capoeira, então o Mestre Gigante fundou a Associação de Capoeira Negrinhos de Sinhá e eu com apenas 11 anos de idade na época continuei na Capoeira com o Mestre Gigante na Negrinhos de Sinhá onde eu fui formado em Mestre. 





FUNDAÇÃO DE CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CAPOEIRA



   Em minha trajetória na Capoeira ja formei cinco alunos em Mestre de Capoeira, fui Presidente da Federação de Capoeira do Estado do Rio de Janeiro, Campeão Municipal de Capoeira, Campeão Estadual de Capoeira, Tri Campeão Brasileiro de Capoeira, possuo vários alunos campeões em várias modalidades, a Negrinhos de Sinhá VII desenvolve atividades em Minas Gerais, Pernanbuco, Rio de Janeiro; São Gonçalo, Nova Friburgo, Bom Jardim, Duas Barras, Sumidouro, Guapemirim, Campos dos Goitacazes e São João da Barra.




EVENTO DA NEGRINHOS DE SINHÁ VII NO TAMOIO EM 1994.



   Atualmente, sou o Vice Presidente Técnico Desportivo da Confederação Brasileira de Capoeira, Formado em Educação Física, Pós Graduado em Psicomotricidade e Pós Graduado em Educação Inclusiva, ministro aulas em Colégios e Clube buscando sempre um melhor entendimento e conhecimento da nossa história e raiz.
A Associação de Capoeira Negrinhos de Sinhá VII, possui uma Sede própria com Alvará, Utilidade Pública Municipal, Registro no Conselho Municipal de Assistência Social, Registro no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Certificado da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer(S.G.), SICONV e vários Professores habilitados a ministrarem Cursos e Palestras dos mais variados temas Culturais,  Esportivo e Social.
Vem buscando Parcerias com Instituições Pública e Privada em Pernambuco (Caruaru) já está desenvolvendo um Trabalho Social com a Comunidades, igualmente em Belo Horizonte(MG) e em Bom Jardim (RJ) com Colégios Municipais, Estaduais e APAE.



Atua no Município de São Gonçalo desde 1987 quando foi fundada pelo Mestre Antônio Affonso, que já Ministrou Curso de Capoeira no Centro Cultural Joaquim Lavoura, nos Colégios da Rede Municipal, pelo Departamento de Educação Física da Secretaria de Esporte e Lazer (S.G.), em diversas atividades Oficiais do Município de São Gonçalo, no Núcleo Esportivo da UNIVERSO, Ministrou Palestra na Universidade Paris VIII (França), Organiza e Ministra Cursos de Arbitragem de Capoeira pela Confederação Brasileira de Capoeira e diversas palestras sobre temas variados.